VIVENDO PARA DEUS

Cantares 4:15 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! Jó 14:7 Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.


Muitos de nós ao invés de anunciar o santo evangelho de nosso SENHOR JESUS CRISTO, nós estamos defendendo a nossa igreja dizendo ser a melhor, ou mesmo dizendo ser a certa, quantos estão esquecendo do alvo que é Cristo, Jesus disse no texto a seguir Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


Deus me chamou para falar da sua graça, e não de templo feito por mãos humanas.


segunda-feira, 9 de junho de 2014

HÁ PECADOS PARA MORTE?


A seguir vamos nos orientar através da Palavra de Deus a respeito dos dois tipos de pecado, para que Deus não nos ache cometendo delito ao julgar erroneamente a respeito dos Ensinos de Jesus Cristo. Em primeira estância vamos saber o que é pecado para morte, para poder entender melhor a respeito do assunto em palta.

Na Bíblia são mencionados os pecados que são para morte e os que não são para morte. Conforme esta escrito em 1 João 5:16  Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.

Estes são alguns dos pecados para morte? Segundo a Lei de Moisés, exemplos de pecados que não devemos interceder segundo a lei.

Não escapava nem o homem e nem os seus animais, os animais que desse um coice em alguma pessoa deveria ser morto apedrejado, cf. (Êx 21:32).

A pena do pecado da blasfêmia segundo a lei

Qualquer pessoa que blasfemassem do nome do Senhor deveria morrer apedrejado cf. (Lev 24:10-14; 24:16,23; 2Cron. 32:17). 

Os 12 homens espiar que Moisés enviou a espiar a terra, 10 deles chegou e desanimou o povo, dizendo que eles eram muito fortes, só por desanimar o povo foi morto apedrejado, só salvou Calebe e Josué (Num 14:10). 

Qualquer pessoas sendo ele Israelita ou estrangeiros que peregrinassem em Israel , que desse seu filho para ser sacrificado a moloque, deveria morrer apedrejado. Cf.(Lev. 20:2).
A bíblia conta que quando os filhos de Israel estavam no deserto encontraram um homem pegando lenha no dia de sábado, só por violar o sábado deveria morrer apedrejado, cf. (Num. 15:32,35-36).  
Qualquer amigo que incentivasse a adorar outro deus as escondida deverá ser morto. 

O castigo para o falso profeta, que incentivar, ou incitar teu irmão as praticas proibidas por Deus, á prostrar diante dos deuses dos povos ímpios ou  pagão, mesmo sendo o sol ou a lua. Cf. (Deut. 13:1-10; 17: 2-6). 

Como forma de castigo por desobediência, doenças duradoura tipo câncer, aids e muitas outras, até desconhecida dos homens  cf. (Deut 28:45-61). 
As penas para diversos pecados cometidas para com as mulheres.
Cf. (Deut 22:13-30), sendo jugado culpados deveram ser apedrejados.

A desobediência de Acã leva ele e toda a sua família a morrer apedrejados diante de toda a congregação, ate seus animais foram apedrejados cf. (Josué 7:19-25).  
O povo de Israel murmurou de uma maneira tão grande que provocaram a ira de Deus, mas em todo tempo Deus tentou cuida-los de uma forma tão maravilhosa, que a punição era só para os transgressores e não todos, mas eles tentaram a Deus (Num 14.29,32,35; 18.22; 27.12-14).

Os sacerdotes sempre ofereciam holocausto pelo pecado do povo, e Deus sempre demostrou muito carinho e bondade em perdoar os pecados do povo, mesmo o povo sendo rebelde, nunca Deus desamparou o seu povo. 
Por proclamar o evangelho de Jesus Cristo, Estevão foi condenado segundo a lei, a ser apedrejado, cf. (Atos 7:59-60), pois os mesmo que crucificaram o nosso Mestre, apedrejaram a Estevão. 

Alguns dos muitos textos acima que menciona pecados para morte 

Romanos 2:12  Porque todos os que sem lei pecaram sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram pela lei serão julgados 
É bom lembrar que pela lei ninguém se salvou cf. Romanos 3:23  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, 

Agora veremos alguns textos onde expressa a
Graça e a bondade e a misericórdia de Deus. 

 Para estes pecados podemos fazer orações e intercessões, e Deus receberás as vossas orações, pois chegará como cheiro suave a presença de Deus.
Para melhor entendemos, todo pecado é transgressão diante de Deus, mas nem todo pecado é igual aos olhos de Deus. O pecado, como se vê nas seguintes expressões bíblicas: “grande pecado” (Êx 32.30,31; 1 Sam 2.17; Sal 25.11; Amós 5.12); “maior pecado” (João 19.11); “muito grande pecado” (1 Sam 2.17; 2 Sam 24.10; 1 Cron 21.8,17; Ez 16.51; Os 13.2).

Vimos acima vários homens que reconheceram os seus muitos pecados cometidos, e se humilharam diante de Deus.

 Vemos uma mulher que lavou os pés de Jesus com as sua lagrimas e enxugou os seus pés com seus cabelos, e ungiu os pés de Jesus com unguento, disse Jesus que os seus muitos pecados lhe serão perdoados (Luc 7.44-47).
O nosso Senhor Jesus Cristo, prometeu aos que convencesse um pecador do seu pecado o salvaria da morte, e como recompensa cobriria uma multidão de pecados. Cf. (Tiago 5:19-20). Aqui não específica quais tipos de transgressão ou pecados, lhes serão perdoados.

A bíblia conta  que Jesus vendo a fé deles, disse ao paralitico filho perdoados são os teus pecados, Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados  (Mat. 9:2; Mar 2:9-10; Luc 5:20).
Jesus disse assim como o pai me enviou, Eu envio também a vós, e deu autoridade até sobre o pecado, e disse Jesus a quem perdoardes os pecados, serão perdoados, mas a quem retiverdes serão retidos cf.( João 20;23).

Esta registrado na Bíblia sagrada que uma mulher tinha um fluxo de sangue, havia a 12 anos, e depois de ter gastos todas as suas economias com os médicos, a ponto  de não ter mais nenhum recurso, mas ao saber que muitas pessoas eram curadas por Jesus Cristo,  e vendo Jesus Cristo e uma grande multidão, ela se apertou no meio da multidão a ponto de tocar nas suas vestes, cf. (Luc 8:44).

O pecado traz como consequências: sofrimentos, morte espiritual, morte física e até perdição eterna, na verdade, há tipos de pecado que levam o seu praticante à morte física prematura, como: desobediência deliberada cf (1 Sam 13: 13), a Desobediência de Saul,  levou a ele a morte, pois desobedeceu a Deus cf.(1 Sam 15:22-23), Saul consultou até adivinho, agiu por meio de feitiçaria, na qual Deus havia proibido em Israel, cf. ( 1 Sam 28:7).

Davi comete um grande pecado, Davi comete adultério e um homicídio, enquanto Urias o heteu esta na guerra, Davi manda chamar Bate-Seba, esposa de Urias, e tem relações com ela, e ela se engravidou, cf  2 Sam 11:4-5), Davi manda Joabe colocar Urias o heteu na frente da batalha e saísse de detrás dele, e deixasse ele só, para que morresse cf  2Sam 11:15,21;  chegou o dia do castigo pelo pecado de Davi, cf (2 Sam 24: 12-13,15-17).

A bondade e a misericórdia de Deus esteve sempre presente com Davi e com Israel, e continua presente na nova Aliança, Chamada Graça e bondade e misericórdia de Deus, na vida de todos os povos, sendo natural ou estrangeiros todos foram alcançado pela Graça de Deus.  

Vejam grande exemplo a mulher samaritana (Jo 4:9-14), Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os cjudeus não se comunicam com os samaritanos)?. Vários outros textos Jesus expressa a sua a sua bondade e Misericórdia diante de todos os povos, cf (Luc 19: 10) Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Embora os ancião e sacerdotes juntamente com os escribas e fariseus doutores da lei, procurava sempre um meio para condenar Jesus Cristo, trouxeram uma mulher que foi pega em fragrante de adultério que perante a lei ela teria que ser apedrejada, mas Jesus sendo o provedor de uma nova aliança trouxe perante todos.  Um julgamento justo.

Visto que pela antiga aliança ninguém si salvou, agora sendo mentor de uma nova alinda onde a Graça e misericórdia de Deus pudesse alcançar o amago da criação, demonstrou autoridade sobrenatural de Deus, perdoando um pecado que para a lei ela deveria morrer apedrejada, onde abundou o pecado superabundou a Graça cf. ( João 8:4-11).

Esse tipo de pecado, como um estado, envolve transgressão e desobediência deliberadas, continuadas, conscientes. Os praticantes desse tipo de pecado estão mortos espiritualmente e somente poderão receber a vida caso se arrependam de verdade. E o verdadeiro arrependimento envolve sentimento e vontade.

O arrependimento de Judas, dá a entender que parece mais um remorso do que um verdadeiro arrependimento, apenas a parte sentimental e possivelmente a intelectual, não resultando em ação, como no caso de Pedro. Na parábola dos dois filhos (Luc 15) vemos que o filho pródigo teve um arrependimento completo.

Quanto ao que diz a Palavra de Deus sobre não orar pelos que pecam para a morte (1 João 5.17), isso não quer dizer que não devamos interceder por essas pessoas,  pois o crente  deve orar até pelos seus inimigos (Mat 5.44; Sal 109.4), mas somente que não haverá certeza de uma resposta. Isso porque o Senhor respeita o livre-arbítrio (2 Cron 15.2; 26.5; 1 Sam 2.30).

Vale ressaltar que qualquer pecado, mesmo perdoado, não nos exime dos seus maus efeitos, das suas consequências; do seu castigo aqui (Sal 99.8; Num 14.19-23). O perdão de Deus nos exime da condenação como filhos de Deus, porém o castigo aqui tem a ver com o nosso aprendizado espiritual aqui; há crentes que só aprendem “apanhando”. E mais: o tempo não apaga, não desfaz o pecado. Lembra-se da atitude do copeiro que teve o sonho interpretado por José? “Então, falou o copeiro-mor a Faraó, dizendo: Dos meus pecados me lembro hoje” (Gen 41.9). Medite também em (2 Coríntios 12.21).

O amor de Deus, a Graça e a misericórdia, nos aproximou de Jesus Cristo seu Filho, através do sacrifício na cruz no calvário cf. (Jo 3:16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Rom 5:20) Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;

A bíblia declara que o único pecado que o transgressor nunca será perdoado ou absolvido é a blasfêmia contra o Espírito Santo cf. (Marcos 3:29)  Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo.

Deus seja louvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário