Existem duas
controvérsias com relação a Israel. A primeira é se a promessa feita a Abraão
era uma promessa de terra real ou uma promessa de céu. A segunda controvérsia é
se a terra real prometida a Abraão e seus descendentes depende da obediência de
Israel ou é uma promessa incondicional.
Vamos
examinar as Escritura para verificar, além de qualquer dúvida, que Deus
desejava que Abraão e seus descendentes tivessem um terra real na qual pudessem
habitar.
Deus prometeu uma
terra
Disse Deus a Abraão, em Gênesis 13;
"Levanta, agora, os teus olhos e olha desde o lugar onde estás... porque
toda esta terra que vês te hei de dar a ti e à tua semente, para sempre."
(Gn 13: 14-15).
Gênesis
15:18, afirma que "Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão,
dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao
grande rio Eufrates,". Essa é uma terra bastante real. O céu não é
descrito, nem mesmo alegoricamente, como uma área entre o rio do Egito e o
Eufrates.
Deus disse a Abraão: "Saibas,
decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e
servi-los-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão,
e depois sairão com grande fazenda." (Gn 15:13-14). A partida de Israel em direção à Terra
Prometida foi literal porque eles foi para o Egito literal. Depois de 400 anos,
eles haviam se transformado numa nação de dois ou três milhões de pessoas, que
partiu fisicamente de um Egito literal para uma terra prometida literal – e não
para o céu.
O
direito de posse da terra prometida foi passado de Abraão para Isaque:
"peregrina nesta terra, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e à
tua semente darei todas as terras e confirmarei o juramento que tenho jurado a
Abraão, teu pai." (Gn 26:3).
Mais
uma vez, o direito de posse da Terra Prometida é passado adiante, agora de
Isaque a Jacó. Lemos em Gênesis 28:13 Deus dizendo "Eu sou o
SENHOR, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Esta terra em que estás
deitado tá darei a ti e à tua semente." É preciso estar numa terra bem real
para poder se deitar nela.
A promessa da Terra Prometida foi condicional ou incondicional?
Aqueles que acreditam que a promessa tenha sido condicional simplesmente não compreenderam
o pacto de Isaque.
No Antigo Testamento vemos três maneiras possíveis de fazer um
pacto, um pacto de sapato, um pacto de sal e um pacto de sangue.
No pacto de sangue, as partes deveriam concordar com os termos.
Então tomariam um animal, matariam-no, separariam a cabeça em duas, no sentido
da espinha dorsal, e colocariam cada uma das partes em posição oposta, formando
um caminho entre as partes.
As duas pessoas juntariam as mãos, recitariam o conteúdo do pacto
e andariam por entre as duas partes do animal sacrificado. O pacto de sangue significaria
que os participantes estariam ligados até a morte e que, se algum deles rompesse
o pacto, seu sangue deveria ser derramado como
o do animal. O pacto de sangue era um compromisso permanente e
incondicional.
Em Gênesis 15, Deus ordena a Abraão que pegue uma bezerra, uma
cabra, um carneiro,, uma rola e um pombinho; com exceção das aves, todos foram
cortados ao meio. Deus fez Abraão cair num sono profundo – pois nenhum homem
pode olhar para Deus e continuar vivo - , enquanto se preparava para fazer um
pacto de sangue com Abraão.
Em seu sono, Abraão viu "um forno de fumaça e uma tocha de
fogo que passou por aquelas
metades.." (Gn 15:17). Sabemos que, no antigo Testamento, a coluna
de fogo significava a presença da Glória Shekinah de Deus. Deste modo, Deus
estava se comprometendo incondicionalmente e para sempre, através de um pacto
de sangue, com Abraão e seus descendentes,
dizendo: "A tua semente tenho dado esta terra" (Gn 15:18).
O Salmo 89:30-34 apresenta
uma confirmação e que a promessa feita a Abraão e sua descendência fora
incondicionalmente. Deus diz: Se os seus filhos [Israel] deixarem a minha lei e
não andarem nos meus juízos, se profanarem os meus preceitos e não guardarem os
meus mandamentos, então, visitarei com vara a sua transgressão, e a sua
iniquidade, com acoites. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade,
nem faltarei a minha fidelidade. "Não quebrarei o meu concerto, não
alterarei o que saiu de meus lábios."
A
promessa de Deus se cumpriu
E
quanto ao futuro de Israel? Israel renasceu como nação no dia 15 de maio de
1948, quando a ONU reconheceu o estado de Israel. Este foi um cumprimento de
Isaías 66:8.
Amós escreve o seguinte com relação à
restauração de Israel: "E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e
reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e
beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E os plantarei na
sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o SENHOR,
teu Deus". (Am 9:14-15).
Os profetas de Israel declaram que a não
renasceria, que seria reconstruída e que os judeus nunca mais seriam removidos,
Quando o Messias viesse, ele estabeleceria o seu trono na cidade de Jerusalém e
o seu reino não mais teria fim.
"E apareceu o
SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um altar
ao SENHOR, que lhe aparecera".
(Gn 12:7).
Fonte: Bíblia RP AΩ
Digitado: j Ângelo R
Paiva
Deus seja louvado
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