Santidade
é o principal atributo de Deus e uma qualidade a ser desenvolvida em seus
seguidores. "Santidade" e o adjetivo "santo" aparecem
muitas vezes na Bíblia. No Velho Testamento, a primeira palavra para santidade
significa cortar ou separar. Fundamentalmente, santidade é um corte ou
separação de algo impuro e consagração ao que é puro.
Santidade no velho testamento
No
Velho Testamento, santidade, quando aplicada a Deus, se refere ao seu domínio
sobre a Criação e à perfeição moral de Seu caráter. Deus é santo na medida em
que Ele é completamente distinto da sua criação e exerce soberana majestade e
poder sobre ela. Sua santidade é um tema de vulto nos Salmos (Salmo 47:8) e nos
Profetas (Ezequiel 39:7), onde "santidade" emerge como sinônimo para
o Deus de Israel.
As
Escrituras dão a Deus os títulos "Santo" (Isaías 57:15), "o que
é Santo" (Jó 6:10; Isaías 43:15) e "Santo de Israel" (Salmo
89:18; Isaías 60:14).
No
Velho Testamento, santidade de Deus significa que o Senhor é separado de tudo
que é mal e corrompido (Jó 34:10). Seu caráter santo é o padrão de absoluta
perfeição moral (Isaías 5:16). A santidade de Deus - sua majestade
transcendente e pureza de caráter - é habilmente apresentada no Salmo 99. Os
versos 1-3 retratam a distância de Deus das coisas terrenas, e 4-5 enfatizam sua
separação do pecado e do mal.
Também
no Velho Testamento Deus ordenou santidade nas vidas das pessoas. Através de
Moisés, Deus disse a Israel, "Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso
Deus, sou santo." (Levítico 19:2). A santidade descrita no Velho
Testamento tem dois sentidos:
1.
Exterior ou cerimonial
2.
Interior ou moral e espiritual
A
santidade cerimonial do Velho Testamento descrita no Pentateuco (os cinco
primeiros livros do Velho Testamento) incluía rituais de dedicação ao serviço
de Deus. Assim sacerdotes e levitas eram santificados por um ritual complexo
(Êxodo 29:1), como foram os hebreus nazireus (Números 6:1-21). Profetas como
Eliseu (II Reis 4:9) e Jeremias (Jeremias 1:5) também foram santificados para
um ministério profético especial em Israel.
Mas o
Velho Testamento também dirige atenção para os aspectos íntimos, morais e
espirituais da santidade. Homens e mulheres, criados à imagem de Deus, são
chamados a cultivar a santidade do caráter de Deus nas suas próprias vidas
(Levítico 19:2). No
Novo Testamento a santidade cerimonial proeminente no
Pentateuco passa para um segundo plano. Muito do Judaísmo no tempo de Jesus
procurava a santidade cerimonial pelas obras (Marcos 7:1-5), logo o Novo
Testamento enfatiza a dimensão ética da santidade em vez da dimensão externa.
(Marcos 7:6-12). Com a vinda do Espírito Santo, a igreja primitiva percebeu que
a santidade da vida era uma realidade interna profunda que deveria governar as
atitudes e pensamentos de um indivíduo em relação a pessoas e objetos do mundo
exterior.
Santidade no novo testamento
A
palavra grega usada no Novo Testamento equivalente à hebraica para santidade
significa um estado interior de liberdade de falha moral e relativa harmonia
com a perfeição moral de Deus. A expressão "semelhança de Deus"
contém o sentido da palavra original grega para santidade. Há uma outra palavra
grega que descreve o conceito de santidade dominante no Velho Testamento como
separação exterior do mundo e dedicação ao serviço de Deus.
Porque
os escritores do Novo Testamento assumiram o retrato de deidade do Velho
Testamento, santidade é atribuída a Deus em poucos de seus textos.
Jesus
afirmou a natureza ética de Deus quando ensinou seus discípulos a orar que o
nome do Pai deve ser honrado pelo que Ele é, "Santificado seja o o teu
nome" (Mateus 6:9).
No livro do Apocalipse a perfeição moral do Pai é
descrita com a atribuição tríplice de santidade emprestada de Isaías:
"Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus Todo-poderoso, aquele que era, que é
e que há de vir." (Apocalipse 4:8). Lucas, entretanto, contemplou a
santidade de Deus nos termos do conceito dominante no Velho
Testamento de Sua
transcendência e majestade (Lucas 1:49).
Fonte:
Ilúmina
Deus
seja louvado
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