VISÃO GERAL
O templo é um lugar de adoração. Para os judeus o
templo era um lugar para a adoração e para fazer sacrifícios a Deus, a que eles
chamavam de Jeová. Em templos pagãos as pessoas adoravam outros deuses e deusas
ou ídolos. Algumas das práticas de adoração nesses templos pagãos eram
parecidos com os dos judeus, tais como orar, queimar incenso e dar ofertas e
sacrifícios. Mas, algumas adorações dos templos pagãos incluíam sacrifício
humano e prostituição, que eram considerados pecado pelos judeus.
Quando os judeus estavam viajando para a terra
prometida depois de serem libertados do Egito, eles foram instruídos por Deus a
construir um templo móvel que se chamava tabernáculo, para que eles tivessem um
lugar para adorar quando eles montassem o acampamento. Mais tarde, Salomão
construiu um templo mais permanente para adorar a Deus.
O povo via o
tabernáculo e os templos como o lugar onde o Espírito de Deus morava. O templo
foi destruído e reconstruído várias vezes ao longo da história. Quando Jesus
veio, ele ensinou que o "templo de Deus" era mais que um prédio. Os
nossos corpos são templos de Deus (1Co 6.19,20) porque ele vive dentro de nós
através da nossa fé em Jesus Cristo.
O significado do templo no velho
testamento
O templo em Jerusalém funcionava como o ponto focal da
vida hebraica. Apesar de Jeroboão I ter tentado tirar atenção de Jerusalém
estabelecendo santuários em Betel e Dã (1 Reis 12:26-30), Jerusalém nunca
perdeu o seu significado. Tanto Ezequias como Josias (reis do sul) tentaram
estender a sua reforma para dentro da área das tribos do norte (2 Crônicas
30:1-12; 34:6-7), e Jerusalém era um centro de peregrinação para aquelas áreas
mesmo depois de sua destruição (Jeremias 41:5).
Os profetas previram o seu destino como o ponto focal
de adoração universal (Isaías 2:1-4) O templo era o lugar onde Deus morava
entre o seu povo. A presença de Deus simbolizava na glória Shekiná e na coluna
de nuvem, era associada com a tenda do encontro (Êxodo 33:9-11), com o
tabernáculo (40:34-38) e finalmente com o templo (1 Reis 8:10-11). O paradoxo é
que apesar de Deus ser irrestrito, o templo era considerado como o lugar onde
Deus viveria pra sempre (8:13, 27). Deus escolheu Sião, como ele escolheu Davi
(Salmos 68:15-18), então o templo era visto como a casa de Deus (27:4).
O significado do templo no novo
testamento Cristo e o templo
Cristo mostrou respeito e zêlo pelo templo quando
expulsou aqueles que faziam daquele lugar um local de comércio. (Mateus
21:12-13; João 2:13-16). Jesus chorou sobre Jerusalém ao se aproximar dela no
episódio da entrada triunfal. Do local de onde ele montou no jumentinho, o
Monte das Oliveiras até à porta hoje conhecida como "Portão Dourado" que
fica no lado oriental da cidade, Jesus foi aclamado como Rei.
Ele foi até o templo onde pregou à multidão como
relatam os evangelhos. A visão profética de Ezequiel no capítulo 43, nos revela
o quão significativa a Entrada Triunfal foi e o quão importante o templo era
para Jesus, a própria Glória de Deus manifesta naquele local. Ele ensinava lá frequentemente,
mas ele se descrevia como sendo "maior que o templo" (Mateus 12:6).
Quando ele foi rejeitado como Messias, apesar de seus milagres, ele previu a
destruição inevitável do templo (21:9-15; 24:1-2) como de fato foi destruído
pelos romanos em 78 D.C. Cumpriu-se a profecia de Daniel 9:25-26.
O Templo No Apocalipse De João
Em Apocalipse, não há um templo físico, apesar de ele
continuar usando a imagem de Jerusalém e do Monte Sião (Apocalipse 3:12; 14:1;
21:2; 10, 22). Ele oferece três ideias relacionadas. Primeiro o conceito da
igreja feita de mártiris, o qual os seus membros fiéis são templos de Deus
(3:12, 14:1). Esse templo aumenta gradativamente conforme cresce o número de
mártiris (6:11).
Outro aspecto é o templo como o lugar de julgamento
(11:19; 14:15; 15:5-16:1). Finalmente, qualquer templo na era moderna é
desnecessário, "Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor
Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro" (21:22). O estado final será Deus
morando com o seu povo - o templo eterno e espiritual.
Fonte: Ilúmina
Deus seja louvado
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