VIVENDO PARA DEUS

Cantares 4:15 És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! Jó 14:7 Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.


Muitos de nós ao invés de anunciar o santo evangelho de nosso SENHOR JESUS CRISTO, nós estamos defendendo a nossa igreja dizendo ser a melhor, ou mesmo dizendo ser a certa, quantos estão esquecendo do alvo que é Cristo, Jesus disse no texto a seguir Marcos 16:15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.


Deus me chamou para falar da sua graça, e não de templo feito por mãos humanas.


sexta-feira, 23 de maio de 2014

PROFECIA

Profetizar significa proclamar ou anunciar a mensagem de Deus. Os profetas falam (ou repetem) o que Deus lhes disse. Um profeta é o porta-voz de Deus para o mundo. Profecia é a mensagem.

A Profecia No Velho Testamento
Profecia, com seus termos correlatos (profeta, profetizar e profético) se deriva de um grupo de palavras gregas que, no grego secular, significam proclamar ou anunciar. No grego bíblico, entretanto, estas palavras sempre expressam falar ou anunciar algo sob a influência de inspiração espiritual.

Uma das declarações mais claras e mais significativas sobre a natureza da inspiração profética no Velho Testamento está em Números 12:6-8:
Então (o Senhor) disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me faço conhecer, ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Boca a boca falo com ele, claramente, e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor.
Nesta passagem se encontram muitas ideias importantes sobre a natureza da inspiração profética:

1. O dom profético de Moisés foi único pois só ele recebia revelações diretamente de Deus.
2. Comumente, a revelação profética vinha através de um sonho ou visão.
3. O significado da revelação profética não é sempre totalmente clara; a profecia algumas vezes é ambígua.
Ideias posteriores sobre a natureza da revelação profética encontram-se em 

Deuteronômio 18:18: "Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhes ordenar."
Essa passagem é interessante porque Jesus era identificado como Moisés que veio para preencher o que havia sido predito (Atos 3:22; Atos 7:37). A referência histórica mais imediata é à sucessão de profetas que lideraram

Israel de Josué a Malaquias. A frase "Porei as minhas palavras na sua boca" se refere ao processo de divina inspiração e é reminiscência da fórmula profética comum no Velho Testamento: "O Senhor disse a (tal profeta)" (veja exemplos em I Samuel 15:10; II Samuel 24:11, I Reis 19:9; Jonas 1:1; Ageu 1:1; Ageu 2:1; Ageu 2:20; Zacarias 7:1; Zacarias 8:1). Um profeta é alguém que fala (ou repete) tudo o que Deus lhe disse.

Modos De Inspiração Profética
Sonhos eram um modo reconhecidamente comum de inspiração por todo o mundo antigo, embora se desse mais atenção a eles na Grécia do que em Israel. Os sonhos na Bíblia se dividem em duas grandes categorias: sonhos cujo significado é evidente e sonhos simbólicos que normalmente requerem a competência de um intérprete.

Nos sonhos cujo significado é evidente, normalmente um ser sobrenatural (Deus ou um anjo) aparece ao sonhador e fala com ele de uma maneira direta.
Mais frequentemente, no entanto, os sonhos têm elementos simbólicos que requerem interpretação. Os dois grandes intérpretes de sonhos são José e Daniel; o último é um profeta. Os dois sonhos simbólicos que José teve (Gênesis 37:5-11) tiveram significado suficientemente evidentes de tal maneira que seus irmãos e pai foram capazes de interpretá-los imediatamente.

Mais complexos foram os sonhos do mordomo e do padeiro (Gênesis 40:1-19) e do Faraó (Gênesis 41: 1-36), que José foi capaz de interpretar com a ajuda de Deus. Semelhantemente, Daniel foi capaz de interpretar os sonhos de Nabucodonozor (Daniel 2:25-45, Daniel 4: 4-27).

Fonte: ILúmina


Deus seja louvado

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